quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Design do nosso Mundo

Espreguiçadeira Rodrigues - Design  Fernando Mendes de Almeida e Roberto Hirth
O Design ocupa ,a cada dia, um papel mais presente em nossas vidas. Da escova de dentes ao carro, da cadeira de trabalho ao garfo , do aspirador ao avião, do sapato ao celular, tudo que nos cerca em nosso cotidiano é objeto da criação destes profissionais.

The Yas Hotel projeto de Asymptote Architecture - Abu Dhabi
A Arquitetura avança nas Cidades Mundiais para uma situação de Desenho Total, onde todos os espaços são objeto do trabalho especializado de equipes de profissionais : Arquitetos, Urbanistas, Paisagistas, Designers, Engenheiros etc - ruas e avenidas, edifícios, calçadas, parques e jardins, toda a cidade enfim !

Esse Mundo Novo, melhor de viver, mais sustentável, mais amigável,  que precisamos construir não pode prescindir do conhecimento especializado destes criadores que têm cada um em suas disciplinas, este universo como objeto do conhecimento, investigação e criação.

Espremedor de cítricos 
by Philipe Stark Designer
Já se foi o tempo em que os objetos , independentemente da escala - seja uma caneta ou um bairro - eram desenhados seguindo o primado de sua mera utilidade, do pragmatismo mecânico. 

A Cultura do novo milênio aproxima as pessoas do acesso aos considerados Bons Desenhos, tradução literal do Fine Design , transformando o nosso mundo num agradável mar de informação, poesia e imaginação.

Neste Brasil novo que se forma, nesta Manaus que pretende construir uma civilização cabocla próspera cultural e economicamente, precisamos refletir sobre estes atributos e trabalharmos para ver nosso Mundo avançando nesta direção do Direito à dignidade , poesia e sustentabilidade, também,  dos Lugares Urbanos.

Passarelas de pedestres floridas em  Gouanghzou China




Afinal, "a gente não quer só comida, quer Diversão e Arte ! " Como já dizia o poeta do seculo passado!
Viva o trabalho de todos os Criadores deste NovoMundoNovo !



Um comentário:

  1. Vale a pena ler o que Vilanova Artigas dizia no artigo o "O Desenho", na década de 60.

    ResponderExcluir