quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Transito, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Com a volta às aulas retomamos a normalidade no transito de Manaus: congestionamento, filas duplas, veículos que se acumulam próximos e na frente das escolas. Esse cenário demonstra o impressionante impacto do transporte escolar individual no transito da nossa querida Cidade de Manaus.

Mas ele apenas revela uma face de um modo de vida que construímos onde a utilização do transporte individual cotidianamente se converteu numa meta coletiva e majoritária.

Vivemos , em Manaus, a era da universalização do transporte individual, alavancada pela melhoria da renda e ampliação de acesso á compra de veículos, e experimentamos somente o início de suas graves consequências na nossa qualidade de vida.

É uma irracionalidade imaginarmos que todos os dias fazemos milhares de viagens de ida e de volta, ao mesmo tempo , levando e trazendo nossos filhos às mesmas escolas, em automóveis, sem que em nenhum momento sequer cogitemos a possibilidade do transporte solidário ou mesmo do transporte escolar coletivo, tão comum no mundo civilizado.

É claro que o transporte escolar individual não é a única anomalia que vivemos no transito em nossa cidade : temos a falta de educação e gentileza, a falta de qualidade no transporte público de massa, a insuficiência qualitativa e quantitativa do sistema viário e outros.

Mas esse cenário é insustentável e não haverá investimentos em sistema viário, transporte público, viadutos, passagens de nível etc que isoladamente possam resolver ,de fato o problema., pois ele é crescente e se mostra de solução cara e de longo prazo.

Daí é que em nossa opinião,na escala do cidadão, precisamos repensar alguns paradigmas de nossas práticas mais prosaicas, para enfrentarmos um futuro pouco promissor de forma mais inteligente e sustentável, como por exemplo:

1. Adotar um bairro para viver, nele concentrando nossas atividades do dia a dia : trabalho, escola das crianças, lazer, academia etc. 
Manaus já permite isso !

2. Priorizar o comércio do nosso bairro, isto distribui renda e oportunidades de negócios, além de economizar tempo e energia em deslocamentos desnecessários. 
Manaus já permite isso !

3. Instituir o transporte solidário  com vizinhos e/ou colegas dos  filhos, ou escolar coletivo se a escola não for no nosso bairro  Isso adotado por todos reduziria pela metade o número de carros em direção às escolas, além das obvias economias de tempo e dinheiro.
Isso é possível , socialmente equilibrado, ambientalmente correto, saudável e o melhor de tudo ainda é exemplo didático aos pequenos !

Essas são pequenas práticas comuns e cotidianas que isoladamente melhoram a qualidade de vida de nossas familias e que ao mesmo tempo convergem na melhoria de vida de todos em nossas cidades.

8 comentários:

  1. Moita. Tomei conhecimento de seu blog por meio da Cris Sottomayor. Muito legal sua iniciativa. Manter um blog atualizado, com assuntos interessantes do cotidiano e principalmente das cidades é um grande desafio. Parabéns e receba o meu incentivo. Forte Abraço. Claudemir Andrade.

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  2. Obrigado Claudemir,ja visitei o seu tambem em algumas ocasiões.
    Parabens.

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  3. Tenho duas impressões a respeito do trânsito em Manaus:
    1. Um transporte coletivo deficitário provoca o uso excessivo de veículos. Investir num transporte público de qualidade é investir na mobilidade urbana;
    2. Temos poucos lugares em Manaus de "andar a pé". Incentivar a concentração de atividades em áreas onde se possa andar a pé, como o centro (depois de uma faxina geral), pode ser eficaz, não?

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  4. Orlando, você tem toda a razão.Melhorar os passeios públicos nos corredores e áreas adensadas de comércio e serviços contribui com a mobilidade e seria um primeiro momento de qualificação urbana .Deveríamos incluir numa agenda de prioridades urbanas da COPA 2014.

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  5. Duas coisas me vieram a mente quando li teu artigo.
    No quanto gosto de bicicleta e como seria bom ter vias dedicadas ao uso desse transporte,aliado a incentivos de infraestrutura( banheiros, estacionamentos , segurança etc).
    Dois, de como seria bom se fossem utilizadas nas vias mais movimentadas passarelas subterraneas( talvez mais fácil de serem aceitas, já que o uso das passarelas suspensas parece não agradar o amazonense.
    Que as vias de bicicleta acompanhassem a orla da rede dos Igarapés da cidade.Criando um fluxo paralelo de bicicletas,movidas a anergia humana ou elétrica.

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  6. Prezado Sr. Moita, parabéns pela iniciativa de começar um blog. É bom ver os bons profissionais de Manaus colocando sua opiniões na internet, principalmente a respeito da nossa Manaus.

    Suas sugestões são lógicas e salutares, mas infelizmente acho difícil elas serem praticadas pela população.

    1) Adotar um bairro é ótimo, mas poucos bairros têm boas escolas, e os pais que querem boa educação para os filhos sabem que não podem arriscar na educação.

    2) Priorizar o comércio do bairro é uma faca de dois gumes... a quase total falta de planejamento, zoneamento e fiscalização da cidade fazem botecos, mercearias, padarias, pizzarias e bares aparecerem em qualquer lugar. Isso é bom para a redução do deslocamento, mas em muitos casos também trazem bebedeira, brigas, assaltos, estacionamento em fila dupla, música alta e a consequente desvalorização dos imóveis em sua volta.

    Se cada bairro tivesse uma área zoneada pela prefeitura para comércio e serviços, com ruas mais amplas, isso seria bem diferente. Exemplos pelo mundo afora de soluções simples e baratas abundam.

    3) Esse é completamente praticável hoje. Entretanto vejo o fenômeno da "enclausuramento" também chegando a Manaus. A insegurança e desumanização da cidade, com a eliminação de espaços públicos e calçadas decentes leva as pessoas a ficarem mais isoladas e conhecerem menos seus vizinhos.

    Os problemas têm solução, e as soluções em grande parte não são tão dispendiosas. Falta vontade política e mobilização popular.

    Obrigado pelas sugestões.

    Roberto

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  7. Pra começar nós precisamos de calçadas. É impressionante como não se pode andar a pé em Manaus. Tento andar a pé no meu bairro (Vieiralves) mas é quase impossível, você tem que competir com os carros. É preciso criar uma lei e instituir prazo obrigando as casas e condomínios a fazerem suas calçadas de modo que o pedestre possa andar. Quando existem calçadas elas são de níveis totalmente diferentes umas das outras, obrigando você a fazer uma verdadeira escalada, em outros momentos você vai pro meio da rua, em outros elas são ocupadas pelas lixeiras dos prédios e casas. Meu sonho é poder andar a pé em Manaus e quem sabe até de bicicleta. Será que é querer muito?
    Vilma Melo

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  8. Acredito que boa parte destes problemas são de natureza cultural, infelizmente nossa população não possui o hábito de utilizar transporte público.

    Abraço.

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