Com a volta às aulas retomamos a normalidade no transito de Manaus: congestionamento, filas duplas, veículos que se acumulam próximos e na frente das escolas. Esse cenário demonstra o impressionante impacto do transporte escolar individual no transito da nossa querida Cidade de Manaus.
Mas ele apenas revela uma face de um modo de vida que construímos onde a utilização do transporte individual cotidianamente se converteu numa meta coletiva e majoritária.
Vivemos , em Manaus, a era da universalização do transporte individual, alavancada pela melhoria da renda e ampliação de acesso á compra de veículos, e experimentamos somente o início de suas graves consequências na nossa qualidade de vida.
É uma irracionalidade imaginarmos que todos os dias fazemos milhares de viagens de ida e de volta, ao mesmo tempo , levando e trazendo nossos filhos às mesmas escolas, em automóveis, sem que em nenhum momento sequer cogitemos a possibilidade do transporte solidário ou mesmo do transporte escolar coletivo, tão comum no mundo civilizado.
É claro que o transporte escolar individual não é a única anomalia que vivemos no transito em nossa cidade : temos a falta de educação e gentileza, a falta de qualidade no transporte público de massa, a insuficiência qualitativa e quantitativa do sistema viário e outros.
Mas esse cenário é insustentável e não haverá investimentos em sistema viário, transporte público, viadutos, passagens de nível etc que isoladamente possam resolver ,de fato o problema., pois ele é crescente e se mostra de solução cara e de longo prazo.
Daí é que em nossa opinião,na escala do cidadão, precisamos repensar alguns paradigmas de nossas práticas mais prosaicas, para enfrentarmos um futuro pouco promissor de forma mais inteligente e sustentável, como por exemplo:
1. Adotar um bairro para viver, nele concentrando nossas atividades do dia a dia : trabalho, escola das crianças, lazer, academia etc.
Manaus já permite isso !
Manaus já permite isso !
2. Priorizar o comércio do nosso bairro, isto distribui renda e oportunidades de negócios, além de economizar tempo e energia em deslocamentos desnecessários.
Manaus já permite isso !
3. Instituir o transporte solidário com vizinhos e/ou colegas dos filhos, ou escolar coletivo se a escola não for no nosso bairro Isso adotado por todos reduziria pela metade o número de carros em direção às escolas, além das obvias economias de tempo e dinheiro.
Isso é possível , socialmente equilibrado, ambientalmente correto, saudável e o melhor de tudo ainda é exemplo didático aos pequenos !
Isso é possível , socialmente equilibrado, ambientalmente correto, saudável e o melhor de tudo ainda é exemplo didático aos pequenos !
Essas são pequenas práticas comuns e cotidianas que isoladamente melhoram a qualidade de vida de nossas familias e que ao mesmo tempo convergem na melhoria de vida de todos em nossas cidades.
Moita. Tomei conhecimento de seu blog por meio da Cris Sottomayor. Muito legal sua iniciativa. Manter um blog atualizado, com assuntos interessantes do cotidiano e principalmente das cidades é um grande desafio. Parabéns e receba o meu incentivo. Forte Abraço. Claudemir Andrade.
ResponderExcluirObrigado Claudemir,ja visitei o seu tambem em algumas ocasiões.
ResponderExcluirParabens.
Tenho duas impressões a respeito do trânsito em Manaus:
ResponderExcluir1. Um transporte coletivo deficitário provoca o uso excessivo de veículos. Investir num transporte público de qualidade é investir na mobilidade urbana;
2. Temos poucos lugares em Manaus de "andar a pé". Incentivar a concentração de atividades em áreas onde se possa andar a pé, como o centro (depois de uma faxina geral), pode ser eficaz, não?
Orlando, você tem toda a razão.Melhorar os passeios públicos nos corredores e áreas adensadas de comércio e serviços contribui com a mobilidade e seria um primeiro momento de qualificação urbana .Deveríamos incluir numa agenda de prioridades urbanas da COPA 2014.
ResponderExcluirDuas coisas me vieram a mente quando li teu artigo.
ResponderExcluirNo quanto gosto de bicicleta e como seria bom ter vias dedicadas ao uso desse transporte,aliado a incentivos de infraestrutura( banheiros, estacionamentos , segurança etc).
Dois, de como seria bom se fossem utilizadas nas vias mais movimentadas passarelas subterraneas( talvez mais fácil de serem aceitas, já que o uso das passarelas suspensas parece não agradar o amazonense.
Que as vias de bicicleta acompanhassem a orla da rede dos Igarapés da cidade.Criando um fluxo paralelo de bicicletas,movidas a anergia humana ou elétrica.
Prezado Sr. Moita, parabéns pela iniciativa de começar um blog. É bom ver os bons profissionais de Manaus colocando sua opiniões na internet, principalmente a respeito da nossa Manaus.
ResponderExcluirSuas sugestões são lógicas e salutares, mas infelizmente acho difícil elas serem praticadas pela população.
1) Adotar um bairro é ótimo, mas poucos bairros têm boas escolas, e os pais que querem boa educação para os filhos sabem que não podem arriscar na educação.
2) Priorizar o comércio do bairro é uma faca de dois gumes... a quase total falta de planejamento, zoneamento e fiscalização da cidade fazem botecos, mercearias, padarias, pizzarias e bares aparecerem em qualquer lugar. Isso é bom para a redução do deslocamento, mas em muitos casos também trazem bebedeira, brigas, assaltos, estacionamento em fila dupla, música alta e a consequente desvalorização dos imóveis em sua volta.
Se cada bairro tivesse uma área zoneada pela prefeitura para comércio e serviços, com ruas mais amplas, isso seria bem diferente. Exemplos pelo mundo afora de soluções simples e baratas abundam.
3) Esse é completamente praticável hoje. Entretanto vejo o fenômeno da "enclausuramento" também chegando a Manaus. A insegurança e desumanização da cidade, com a eliminação de espaços públicos e calçadas decentes leva as pessoas a ficarem mais isoladas e conhecerem menos seus vizinhos.
Os problemas têm solução, e as soluções em grande parte não são tão dispendiosas. Falta vontade política e mobilização popular.
Obrigado pelas sugestões.
Roberto
Pra começar nós precisamos de calçadas. É impressionante como não se pode andar a pé em Manaus. Tento andar a pé no meu bairro (Vieiralves) mas é quase impossível, você tem que competir com os carros. É preciso criar uma lei e instituir prazo obrigando as casas e condomínios a fazerem suas calçadas de modo que o pedestre possa andar. Quando existem calçadas elas são de níveis totalmente diferentes umas das outras, obrigando você a fazer uma verdadeira escalada, em outros momentos você vai pro meio da rua, em outros elas são ocupadas pelas lixeiras dos prédios e casas. Meu sonho é poder andar a pé em Manaus e quem sabe até de bicicleta. Será que é querer muito?
ResponderExcluirVilma Melo
Acredito que boa parte destes problemas são de natureza cultural, infelizmente nossa população não possui o hábito de utilizar transporte público.
ResponderExcluirAbraço.