quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vitra House

Esse Museu se localiza em Weil am Rhein, sul da Alemanha, perto de Basel no norte da Suíça.
O projeto do escritório dos Arquitetos Herzog & de Meuron foi desenvolvido para a Vitra com o intuito de expor a coleção de mobiliário e objetos produzidos por este conceituada industria alemã :a Vitra Home Collection.

Vista geral do Museu

Praça externa de acesso
Um dos salões de exposição









Uma das características especiais deste Museu é que os visitantes podem experimentar os objetos expostos com total liberdade, diferente da atmosfera reinante em Museus em geral onde prevalece a cerimonia e o respeito e daí uma certa distancia em relacao à exposição.

Sua Arquitetura se assemelha a uma superposição de casas tradicionais, mas na verdade se trata de prismas de concreto engenhosamente encaixados e isentos de qualquer pilar internamente.

3 comentários:

  1. Caro Moita,

    O projeto é realmente genial. Lembra um pouco as casas nos sopés das montanhas. Ou então palafitas vistas de longe. Mas queremos mesmo ver projetos de arquitetos que pensam Manaus. Que tal você postar sobre a proposta do Centro Antigo??? Creio que teríamos aqui ums excelente chance de pensar a cidade. Abração.

    ResponderExcluir
  2. A intercalação das edificações (das "casinhas) tornam esta obra de grande imponência na arquitetura moderna, onde quem for visitar este lugar, irão apreciar toda arquitetura do prédio bem como os produtos no interior. Vale ressaltar que O Vitra Haus é a última adição ao Vitra Campus, um parque industrial, que já possui o Vitra Design Museum , o primeiro prédio europeu aberto em 1989, feito por Frank Gehry; Conference Pavilion, feito por Tadao Ando (1983) e Fire Station, por Zaha Hadid (1993). É isso ai.

    ResponderExcluir
  3. Barbaro!...mas o conceito de museu ja deu uma bela melhorada...mas concordo que ainda ha um bom distanciamento entre o objeto apresentado e o publico. Parabens pelo blog...vc eh genial!

    ResponderExcluir